O Vulcão Taal, localizado nas proximidades de Manila, capital das Filipinas, entrou em atividade na tarde de domingo (12). Segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, o vulcão expeliu uma imensa quantidade de vapor d’água, que atingiu a altitude de 15.000 metros.
Por volta das 4h de segunda-feira (13), câmeras capturaram lava saindo da cratera, e em diversos locais de Manila havia cinzas vulcânicas. Até o momento, não há relatos de feridos.
Devido às cinzas vulcânicas, as operações do Aeroporto Internacional de Manila foram canceladas. No total, 246 voos com previsão de decolagem ou aterrissagem no aeroporto foram cancelados.
Segundo o aeroporto, as cinzas cobriram as pistas e se leva muito tempo para retirá-las. Para piorar a situação, prevê-se que mais cinzas caiam na região e ainda mais voos sejam cancelados.
A fumaça chegou até Guam, região a 2.500 quilômetros de distância das Filipinas, onde 14 voos comerciais foram cancelados devido à fumaça na pista.
As autoridades das Filipinas emitiram o alerta de evacuação para área a 14km do vulcão devido ao perigo do vulcão entrar em erupção nos próximos dias.
Voos no Japão também foram afetados
A JAL cancelou 4 voos entre Manila e os Aeroportos Internacionais de Narita e Haneda, e outros 2 de Narita a Guam devido à fumaça na pista de aterrissagem. A companhia também relatou que um voo entre Narita e Palau, na Micronésia, atrasou porque o piloto teve que evitar a fumaça no ar.
A Jetstar também teve que cancelar 4 voos que saiam de Narita e Chubu com destino a Manila.
O mesmo aconteceu com a ANA, que cancelou 3 voos de Haneda e Narita a Manila.
A Skymark anunciou o cancelamento de 2 voos entre Narita e Saipan, ilha ao norte de Guam.
Espera-se que as companhias cancelam mais voos nesta semana, então fique atento às informações dos voos nas homepages das empresas.
Vulcão Taal já entrou em erupção algumas vezes
O vulcão está localizado no sul de Manila, a cerca de 60 quilômetros da capital.
É um ponto turístico famoso pela paisagem local, principalmente para fotografias.
A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 1977, há 43 anos.
De acordo com as mídias locais, é o segundo vulcão mais ativo das Filipinas. Em 1911, entrou em erupção, deixando mais de 1300 mortos.
Fonte: NHK