Ontem, 14 de janeiro, foi o dia em que foi encerrado o suporte para o Windows 7, lançado há 11 anos, em 2009.
Na madrugada de quarta-feira (15), foi publicada a última correção do sistema. A partir desse dia, o Windows 7 não sofrerá mais atualizações e não receberá suporte para correção de problemas, inclusive de segurança.
Segundo levantamento da Microsoft Japan, ainda há aproximadamente 13,9 milhões de computadores com o Windows 7. Do total, 7,53 milhões pertencem à prefeituras e empresas, e 6,38 milhões são utilizados por pessoas físicas.
A Microsoft recomenda todos os usuários a trocarem o sistema operacional para os mais recentes com suporte. Segundo a empresa, o Japão receberá muita atenção internacional com as Olimpíadas de Tóquio, e a chance de ataques de vírus pode aumentar. “Esperamos um aumento no ataques de vírus, então atualizem (o Windows) o mais o breve possível”, explica a Microsoft.
Com o fim do suporte para o Windows 7, o mercado de computadores ficou mais movimento. Segundo relatório da Associação das Indústrias de Eletrônica e Tecnologia da Informação do Japão (JEITA), as vendas de computadores entre os meses de abril e novembro de 2019 chegaram na marca dos 6,56 milhões, representando um aumento de 51,2% em relação ao ano anterior.
Fonte: Asahi Shimbum