Entre 10 a 20 cães farejadores já estão sendo treinados (News Biglobe)
As Olimpíadas de Tóquio, que serão realizadas daqui cerca de 6 meses, estão motivando duas operadoras ferroviárias pela primeira vez a realizar inspeções de bagagem de passageiros que usam trens-bala do Japão, disseram fontes.
Publicidade
A East Japan Railway e a Central Japan Railway, comumente conhecidas como JR East e JR Tokai, empregarão cães farejadores de explosivos para verificar bagagens de passageiros na fila para comprar bilhetes e em outros pontos em estações de shinkansen.
As Olimpíadas de Tóquio começam em 24 de julho.
As verificações de segurança serão conduzidas nas estações de Tóquio, Shinagawa e outras principais, disseram fontes. Como parte de esforços antiterrorismo, elas serão conduzidas em parceria com a polícia e empresas de segurança.
Entre 10 a 20 cães farejadores já estão sendo treinados. Cada cão será destacado com um condutor. Quando um cão suspeitar de uma bagagem, seu condutor avisará o passageiro sobre o que está acontecendo e conduzirá a busca.
Em 2019 a JR East e a JR Tokai testaram em conjunto um cão farejador e equipes de condutores na estação de Tóquio sem maior confusão, de acordo com empresas ferroviárias.
Operadoras ferroviárias preferem cães farejadores a equipamento de raio-X e outros de detecção devido a preocupações com aglomerações e restrição de espaço.
Cães farejadores serão capazes de realizar verificações sem impedir o fluxo de passageiros ou ocupar muito espaço, raciocinaram as companhias.
A segurança está sendo intensificada de outras maneiras também. A JR East está aumentando o número de câmeras de segurança instaladas em prédios de estações e dentro de trens, e a JR Tokai planeja destacar mais guardas de segurança em seus trens.
O Departamento de Transporte do Governo Metropolitano de Tóquio, enquanto isso, busca introduzir escâneres corporais à rede de metrô que ele opera. Os escâneres usam ondas eletromagnéticas para detectar objetos ocultados pelas roupas.
Todos os dias, cerca de 200 mil passageiros de trem-bala transitam pela estação de Tóquio, e o tráfego deve aumentar durante os Jogos.
Fonte: Asia Nikkei