Monção mais severa em anos (NHK)
O número de mortos em inundações na capital indonésia de Jacarta aumentou para 66, dizem autoridades, com duas pessoas ainda desaparecidas após a megalópole ter sido atingida por umas das chuvas de monção mais severas em anos.
Publicidade
Jacarta e suas áreas ao redor vêm sendo atingidas por chuvas torrenciais desde a véspera de Ano Novo, causando inundações e deslizamentos que forçaram milhares de pessoas a abandonarem suas casas. Mais de 173 mil residentes estavam buscando refúgio na sexta-feira (3), divulgou a agência estatal Antara.
E isso pode piorar. Embora as inundações tenham de alguma forma cessado em torno de Jacarta, chuva pesada e tempestades estão previstas nos próximos dias. Jacarta e a área central de Java, a ilha mais povoada da Indonésia, devem receber até 102mm de chuva nos próximos dias.
Enquanto isso, autoridades e a Cruz Vermelha começaram a espalhar desinfetante em áreas na capital para deter a disseminação de doenças transmitidas pela água, disse Agus Wibowo, porta-voz da Agência Nacional Indonésia de Mitigação de Desastres.
Imagens da área metropolitana de Jacarta, que é lar para cerca de 30 milhões, mostrava pessoas enfrentando as águas da inundação e usando infláveis para navegar pelas ruas que haviam se transformado em rios no fim de semana.
Mais de 35 mil pessoas na área metropolitana de Jacarta estão em prédios do governo, escolas e shoppings que foram transformados em abrigos temporários, disse Wibowo.
Na cidade de Bekasi, ao leste de Jacarta, cerca de 150 mil pessoas foram deslocadas, divulgou a Antara.
Jacarta é uma das cidades que afunda mais rápido no mundo. Ela é particularmente propensa a inundações porque foi desenvolvida em terrenos pantanosos. Especialistas dizem que o crescimento de Jacarta e superpopulação se tornaram insustentáveis devido ao aumento dos níveis do mar.
A atual inundação é uma das piores que a capital indonésia vivenciou nesse século. Especialistas manifestaram preocupação de que tais condições meteorológicas extremas se tornem o novo normal devido à crise do clima.
O governo indonésio está planejando transferir a capital do país para a ilha de Borneo a fim de mitigar alguns dos problemas que Jacarta deve encontrar devido à mudança climática. Esse projeto deve levar uma década e custar cerca de 34 bilhões de dólares.
Fonte: CNN