These first responders floated a baby to safety during flash flooding that left at least 30 dead and tens of thousands displaced in Jakarta, Indonesia pic.twitter.com/MmD6C2qeHg
Publicidade — NowThis (@nowthisnews) January 3, 2020
Inundações severas em Jacarta que deixaram faixas da capital da Indonésia submersas causaram a morte de pelo menos 30 pessoas e forçaram centenas a abandonarem suas casas, de acordo com uma agência de desastres do país.
Chuvas torrenciais vêm atingindo a região metropolitana de Jacarta desde a véspera de Ano Novo, fazendo com que 62.453 pessoas evacuassem para abrigos temporários, disse o Conselho Nacional Indonésio para Gestão de Desastres em uma declaração da quinta-feira (2).
A maioria das vítimas morreu no distrito de Bogor e no leste de Jacarta, disse a agência. Dentre os mortos, 17 foram arrastados pelas inundações, cinco foram soterrados por deslizamentos e cinco morreram eletrocutados.
Severe #flooding in #Jakarta has killed at least 16 people and displaced tens of thousands – #Indonesia’s disaster management agency pic.twitter.com/g3al6ZMiLu
— RT (@RT_com) January 3, 2020
Chuvas pesadas devem continuar até 10 de janeiro, enfatizou.
Em uma declaração separada, o conselho de gestão de desastres pediu aos residentes em áreas afetadas, que optaram por ficar e proteger suas casas, que evacuassem.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, em um post no Twitter, culpou a situação em atrasos na construção de infraestrutura de controle de inundações.
Jacarta, que é propensa a inundações, é uma das cidades que afundam mais rápido no mundo. No ano passado, o governo anunciou que está transferindo a megalópole – um projeto com custo estimado a 34 bilhões de dólares.
Fonte: CNN