O Comitê de Segurança Pública das províncias de Hyogo, Osaka, Quioto, Aichi, Gifu e Mie designou os escritórios dos grupos de yakuza Yamaguchi-gumi e Kobe Yamaguchi-gumi como “em conflito”, com publicação no Diário Oficial, a partir de terça-feira (7).
Por conta dessa medida que dura 3 meses, sendo renovável quantas vezes for necessária, as atividades dos membros ficam severamente restritas. Foram adesivados cartazes designando essa portaria nas entradas dos respectivos escritórios.
A medida visa conter a série de atritos que vêm ocorrendo desde abril do ano passado, resultando inclusive em mortes.
Nagoia, Kobe e Kuwana na lista
Se houver violação dessa restrição os policiais poderão efetuar prisão imediatamente. Entre as restrições estão ações como mais de 5 membros do mesmo grupo, os integrantes não podem entrar e sair a toda hora dos escritórios das áreas designadas para essa limitação, entre outras.
Com essa medida a polícia e o comitê esperam poder oferecer mais tranquilidade aos residentes dessas áreas. As cidades onde esses grupos possuem residência e escritório são Kobe, Amagasaki, Himeji e Awaji (Hyogo), Toyonaka e Osaka (província homônima), Quioto (província homônima), Gifu (província homônima), Nagoia (Aichi) e Kuwana (Mie).
O Yamaguchi-gumi sofreu uma ruptura em agosto de 2015, quando se formou o Kobe Yamaguchi-gumi. Em abril de 2017 os membros que deixaram o primeiro e maior formaram o Ninkyo Yamaguchi-gumi, com sede em Amagasaki.
Desde o ano passado os dois primeiros grupos estão travando batalhas.
Fontes: ANN, Sankei e Asahi