Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira (3) após um principal general iraniano ter sido morto em um ataque aéreo dos EUA no aeroporto de Bagdá ordenado pelo presidente Donald Trump.
Futuros para o Petróleo Brent, uma referência global, saltaram 2.9% para $68.16 o barril durante horários de negociações asiáticas nesta sexta-feira. Futuros de petróleo dos EUA ganharam 2.8%, alcançando $62.86 o barril. Isso coloca ambos no ritmo bem agora para seus maiores ganhos diários em cerca de um mês, de acordo com dados da Refinitiv.
O Pentágono confirmou em uma declaração que o exército dos EUA matou Qasem Soleimani, o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, no ataque ao Aeroporto Internacional de Bagdá. O Pentágono disse que o ataque foi destinado a “impedir futuros planos de ataque iranianos”.
Analistas alertaram que o incidente poderia aumentar as tensões na região e afetar a produção global de petróleo.
“Uma resposta indireta é o curso de ação mais aparente e instalações de petróleo e tanques foram meus primeiros pensamentos”, disse Jeffrey Halley, analista sênior de mercado para a Ásia Pacífico na Oanda, em uma nota de pesquisa. Mas ele enfatizou que é difícil dizer se o aumento de sexta-feira será sustentado.
Os preços do petróleo dispararam mais de 14% em setembro passado na sequência do ataque devastador no coração da produção de petróleo da Arábia Saudita, interrompendo 5% do fornecimento global diário de petróleo.
Entretanto, os preços recuaram rapidamente nos dias seguintes após oficiais sauditas terem dito que o reinado confiaria em reservas para manter as exportações estáveis.
Fonte: CNN