A Skylark Holdings, uma das maiores operadoras de family restaurants no Japão, deve encerrar as operações 24 horas de todos os seus estabelecimentos até abril.
A empresa, dona das redes de restaurantes que incluem o Gusto e o Jonathan’s, tem cerca de 150 lojas que atualmente funcionam 24 horas.
Entretanto, altos custos com mão de obra consumiram os lucros noturnos nos últimos anos, levando a Skylark a mudar seu modelo de negócios e se concentrar em horários de pico para refeições.
A Skylark iniciou o funcionamento 24 horas em seus restaurantes no ano de 1972. Alguns de seus estabelecimentos ganharam quase 10% de seus lucros diários entre meia-noite e 6h. Contudo, a empresa começou a reduzir os horários de funcionamento de alguns restaurantes em 2012 em resposta ao menor número de frequentadores mais jovens.
Incluindo os 150 restaurantes que estão abertos 24 horas, a Skylark planeja reduzir os horários de funcionamento em um total de 560, com a maioria dos fechamentos de 1 a 2 horas mais cedo. A empresa estima que as operações de negócios em geral sejam reduzidas em 1.300 horas.
A empresa concentrará sua força de trabalho nos horários do almoço e janta, enquanto também melhora a eficiência ao instalar tablets onde os clientes podem fazer os pedidos em todos os restaurantes Gusto.
Em 2017, a rede Royal Host, uma das rivais da Skylark, encerrou as operações 24 horas e reduziu os horários de funcionamento em 80% de suas lojas. Os ganhos anuais da empresa para o ano fiscal de 2017 tiveram benefício, porque embora o número de clientes tenha diminuído, o gasto médio por cliente aumentou, resultando em uma subida de 2% nas vendas nos restaurantes existentes.
Fonte: Asia Nikkei