A Rússia está fechando sua fronteira com a China como medida para prevenir a propagação do novo coronavírus, de acordo com a mídia estatal do país.
O Primeiro-Ministro russo Mikhail Mishustin disse na manhã de quinta-feira (30) que ele havia assinado uma instrução para fechar a fronteira do país no extremo leste, divulgou a agência de notícias russa TASS.
“Uma respectiva instrução foi assinada hoje. O trabalho já está em curso. Informaremos apropriadamente aos que estiverem preocupados sobre as medidas para fechar a fronteira na região extremo leste e outros passos que o governo está tomando (para prevenir a propagação do coronavírus na Rússia)”, disse a agência citando as palavras de Mishustin em uma reunião do Gabinete na quinta-feira.
Dezesseis das 25 travessias ao longo da fronteira russo-chinesa seriam fechadas a partir da meia-noite sexta-feira (31), disse o decreto, de acordo com a Moscow Times. O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse na quinta-feira que havia suspendido temporariamente a emissão de visto eletrônico para cidadãos chineses.
A medida da Rússia ocorre quando o vírus que causa pneumonia, identificado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no fim de dezembro, continua se espalhando.
A maioria dos casos está concentrada na China, mas o vírus também foi constatado na França, Alemanha, Camboja, Coreia do Sul, Singapura, EUA, Tailândia, Sri Lanka e Japão. As Filipinas e a Índia confirmaram seus primeiros casos na quinta-feira.
Até o momento não houve casos relatados na Rússia. Na quinta-feira, a Organização Mundial das Saúde declarou o coronavírus uma emergência de saúde internacional.
Fonte: CNBC