Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, o Vulcão Taal, localizado nas proximidades da capital de Manila, entrou em erupção. O vulcão, que está em uma área turística, gerou explosões de vapor d’água de larga escala por volta das 14h de domingo (12), horário japonês. A fumaça do vulcão se elevou até 15 mil metros de altura.
Autoridades identificaram cinzas vulcânicas na cidade de Manila. A erupção causou um terremoto e também houve trovoadas no topo do vulcão. Aproximadamente 2000 cidadãos locais foram evacuados, e não há relatos de feridos.
O vulcão está dentro do Lago Taal, uma caldeira vulcânica turística a aproximadamente 300 metros de altitude da superfície.
As autoridades de aviação das Filipinas anunciaram que todos os voos do Aeroporto Internacional de Manila foram cancelados devido à erupção vulcânica.
O instituto filipino elevou o nível de alerta do vulcão para o nível 4, o segundo mais alto, e advertem que “há a possibilidade de ocorrer uma grande erupção perigosa dentre alguns dias”.
O turismo no local foi proibido temporariamente e todos os municípios a um raio de 14km estão sob alerta de evacuação.
Fonte: NHK