Autoridades chinesas estão intensificando os esforços para conter a propagação do novo coronavírus enquanto as pessoas retornam a Pequim e a outras cidades com a aproximação do fim do feriado de Ano Novo Lunar no domingo (2).
A medida reflete preocupação de que o vírus pode se espalhar ainda mais quando as pessoas retornam para o trabalho e escola após o período de feriado.
Um alto oficial do governo disse aos repórteres na sexta-feira (31) que organizações comunitárias serão mobilizadas para checar cada residência a fim de descobrir se há pacientes com suspeita do vírus ou alguém que esteve em áreas afetadas.
Em Pequim, pessoas que retornam de áreas rurais deverão relatar suas chegadas à sua respectiva organização de residentes da comunidade.
Aqueles que regressarem da província de Hubei, onde o surto está concentrado, serão proibidos de sair por enquanto.
Autoridades em Xangai e na província de Guangdong estão pedindo às empresas que não retomem os negócios por uma semana após o término do feriado.
A Comissão Nacional de Saúde da China disse na quinta-feira que o número de pacientes no país com pneumonia causada pelo novo vírus havia aumentado para 9.692. Isso excede as 8.096 infecções reportadas globalmente no surto da SARS.
O número de mortes relacionadas ao coronavírus aumentou para 213.
Fonte: NHK World