O Ministério da Saúde do Japão informou que 8 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Covid-19, a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess estão em estado grave. A embarcação está sob quarentena no Porto de Yokohama (Kanagawa).
O estado de saúde de duas outras pessoas, segundo o ministério, também é grave. Em uma delas não houve a confirmação da infecção, enquanto a outra está aguardando o resultado de um teste do vírus.
Desde a quinta-feira (13), 713 pessoas foram submetidas a testes do vírus a bordo do navio, e o resultado de 218 deu positivo.
Dessas em que houve confirmação, 110 são de nacionalidade japonesa. As outras são de 18 países e territórios, incluindo Estados Unidos e Austrália.
Cerca de 80 por cento daquelas pessoas cujo teste deu positivo têm faixa etária igual ou superior a 60 anos.
As que tiveram resultado positivo para o vírus foram levadas a instituições médicas ou estão no processo de serem encaminhadas.
O ministério está pedindo aos cerca de 3,4 mil passageiros e tripulação que permaneçam a bordo da embarcação até a quarta-feira da semana que vem.
Com início nesta sexta-feira (14), o ministério permitirá o desembarque de algumas pessoas na faixa dos 80 anos ou acima com problemas de saúde crônicos, ou outras razões, se elas desejarem, e se o resultado de seus testes der negativo.
As pessoas serão transferidas a instalações designadas pelo governo após deixarem a embarcação.
Descobriu-se que um oficial da quarentena, cujo teste deu positivo para o vírus após trabalhar a bordo do navio, tomou ações inapropriadas. Essas incluíram limpar o suor usando luvas e reutilizar uma máscara.
O ministério diz que pedirá aos oficiais de quarentena que façam de tudo para evitar serem infectados.
Fonte: NHK World