Especialistas no Japão alertam que o coronavírus está atingindo a economia do país, desacelerando o turismo e afetando negócios com mercados importantes na China.
O Instituto de Pesquisa Daiwa diz que mesmo se a infecção parar de se propagar em cerca de 3 meses, o PIB (Produto Interno Bruto) do Japão encolherá em 1 trilhão de ienes, ou mais de 9 bilhões de dólares. Isso é cerca de 0.2 por cento em termos ajustados à inflação.
Analistas da Daiwa dizem que o número de turistas chineses que visitam o Japão provavelmente caíra em cerca de 1 milhão neste ano.
Se a epidemia durar 1 ano, eles dizem que as exportações vão sofrer prejuízos devido à recessão econômica na China. Isso reduziria o PIB do Japão em cerca de 1 por cento.
O Instituto de Pesquisa Nomura diz que só com a queda no número de visitantes estrangeiros o PIB do Japão diminuiria em 0.14 por cento, presumindo que o surto seja contido dentro de poucos meses.
O Nomura diz que o PIB encolherá em cerca de 0.5 por cento se levar 1 ano para deter a epidemia.
Enquanto isso, a Meiji Yasuda Life Insurance estima uma queda de cerca de 0.1 por cento no PIB se o surto for contido em poucos meses. Ele diz que a taxa de declínio quase dobrará para 0.18 por cento se a epidemia durar cerca de 1 ano.
Fonte: NHK World