O Conselho de Educação de Hamamatsu (Shizuoka) iniciou uma atividade pré-escolar diferente no Centro Geral Kami Park (Kami Koen Sogo Center), situado em Minami-ku, no sábado (1.º).
O público alvo dessa iniciativa foi crianças e pais estrangeiros que planejam matricular seus filhos em uma escola primária da cidade, que necessitam de apoio em japonês.
Foram programadas 8 sessões até 21 de março, com o objetivo de ajudar pais e filhos a adquirir regras e idioma japonês básicos, bem como a capacidade de agir em japonês.
Essa iniciativa escolar é operada pela ONG Grupo de Estudos sobre Cultura e Língua Japonesa de Hamamatsu.
Experientes em educação infantil e professores qualificados ensinam os pequenos estrangeiros a ler e escrever hiragana e contar números usando materiais de ensino japoneses e artesanais. Os pais também são ensinados sobre os costumes da escola primária.
Na primeira vez, 16 crianças de 9 nacionalidades, como do Brasil e Vietnã, participaram e aprenderam a chamar partes do corpo e a segurar corretamente um lápis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são 272 crianças estrangeiras que atingem a idade escolar em abril na cidade e quase 90% delas querem ingressar nas escolas primárias da cidade.
“Quero que as crianças sintam que a escola é um lugar divertido. E se os pais tiverem dúvidas, gostaria de saná-las”, disse Hironori Ishikawa, chefe do Centro de Apoio Educacional da Prefeitura.
Fonte: Shizuoka Shimbun