Mais 41 pessoas a bordo de um navio de cruzeiro colocado em quarentena em Yokohama (Kanagawa) testaram positivo para o novo coronavírus, disse o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (7), levando para 61 o número total de indivíduos na embarcação infectados com o vírus que causa pneumonia.
As pessoas diagnosticadas recentemente com o vírus, todos passageiros na faixa dos 20 aos 80 anos, serão levadas a instalações médicas nas províncias de Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, assim como Shizuoka. Nenhuma apresenta sintomas graves, disse o ministério.
Dentre os 41 que testaram positivo para o vírus, 21 são japoneses, 8 americanos, 5 australianos, 5 canadenses, 1 argentino e 1 inglês.
O Diamond Princess, transportando 3,7 mil passageiros e tripulação de 56 países e regiões, foi colocado em quarentena em um píer na capital da província de Kanagawa em 3 de fevereiro após a descoberta de que um passageiro que desembarcou em Hong Kong estava infectado com o vírus.
“Como as pessoas estão juntas há certo período de tempo em um ambiente fechado, o contato entre elas foi repetido”, disse o Ministro da Saúde Katsunobu Kato em uma coletiva de imprensa.
“Daremos prioridade para a verificação da saúde de passageiros e tripulação do navio de cruzeiro e tomaremos medidas minuciosas para prevenir infecções”, disse ele.
Kato disse que o período de quarentena de duas semanas até 19 de fevereiro não será afetado pelas recentes infecções reportadas.
Fonte: Kyodo