O Ministério da Saúde do Japão está tomando providências para testar se um medicamento usado no tratamento da influenza também funciona contra o novo coronavírus, o Covid-19.
Katsunobu Kato, Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, disse neste sábado (22) que oficiais elaborariam os documentos necessários ao longo dos próximos dias para que ensaios clínicos possam começar para determinar se o Avigan funciona contra o coronavírus.
O governo tem um estoque do Avigan, também conhecido pelo seu nome genérico de Favipiravir, usado para tratar influenza.
O medicamento foi desenvolvido pela Fujifilm Toyama Chemical.
Ele foi aprovado para uso em 2014 na condição de que seria empregado somente quando o governo determinasse que era necessário lidar com novos tipos de influenza que não poderiam ser tratados com medicamentos anti-influenza existentes, como o Tamiflu.
O Avigan não pode ser tomado por gestantes porque dizem que ele provoca efeitos colaterais nos fetos.
Não há medicamento disponível para tratar o novo coronavírus.
A Organização Mundial da Saúde iniciou ensaios clínicos de medicamentos anti-HIV, assim como aqueles desenvolvidos para tratar o ebola, a fim de determinar se eles podem ser usados contra o coronavírus. A organização disse que os resultados sairiam em cerca de 3 semanas.
Pesquisas no Japão também se centraram para ver se medicamentos anti-HIV podem ser usados.
Fonte: Asahi