A Organização Mundial da Saúde – OMS diz que a demanda por máscaras cirúrgicas aumentou até 100 vezes devido ao surto do novo coronavírus.
Em Genebra, na Suíça, o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom alertou sobre uma escassez de equipamentos de proteção incluindo roupas e máscaras.
Ele também disse que os preços estão 20 vezes mais altos, e que os estoques globais de máscaras e respiradores são insuficientes para as necessidades da OMS e seus parceiros.
Tedros enfatizou a necessidade de fornecer suprimentos às pessoas e lugares que mais precisam deles. Ele disse que trabalhadores da saúde são a maior prioridade, seguidos daqueles que estão doentes ou cuidando de alguém adoecido.
Ele disse que a OMS pedirá aos países e empresas que trabalhem com a organização para garantir o uso justo e racional de suprimentos e um rebalanço do mercado.
A OMS disse que 15 institutos de pesquisa em todo o mundo estarão preparados para tomar procedimentos de diagnóstico em países onde cuidados médicos são mais fracos.
Eles incluem o Instituto de Medicina Tropical na Universidade de Nagasaki e outros em países e nações como os EUA, Hong Kong e Tailândia.
Fonte: NHK World