Como é de se esperar, no Japão há vários eventos relacionados a cosplay, mas poucos podem corresponder à escala da Nipponbashi Street Festa de Osaka.
Ao contrário de eventos realizados dentro de um centro de convenção ou locais abertos, a Street Festa, como seu nome diz, ocorre nas ruas do distrito eletrônico de Denden Town, o maior ponto de encontro de otaku (fãs de animes e mangás) na central do Japão.
Com o tráfego fechado para a parada cosplay do evento e entrada gratuita para os espectadores, a Street Festa atrai cerca de 200 mil pessoas em um ano típico, e em 2015 teve a participação de cerca de 250 mil fãs de cosplay.
Entretanto, os organizadores do evento emitiram o aviso que neste ano a Street Festa, que ocorreria em 15 de março, foi cancelada. A razão? Preocupações sobre a contínua situação do coronavírus.
Enquanto o número de infecções confirmadas no Japão ainda esteja bem longe das registradas na China, o governo japonês vem registrando um crescente número de casos dentro do país, com a primeira morte por coronavírus ocorrendo na província de Kanagawa semanas atrás.
Nas festividades da Street Festa várias pessoas ficam muito próximas umas das outras por longos períodos de tempo, condições que poderiam levar à transmissão do vírus caso um infectado estivesse presente. Agravando um pouco mais a situação, março é o pico da temporada de alergia ao pólen no Japão. Com os sintomas da polinose (kafunsho) tendo algumas similaridades com aqueles para o início de uma pneumonia, seria muito difícil notar condições perigosas, principalmente com a recente escassez de máscaras cirúrgicas em todo o país.
“Estamos extremamente tristes por todos que vinham aguardando com ansiedade para participar, mas pedimos a compreensão de vocês”, disseram os organizadores da Street Festa na declaração do cancelamento, citando suas preocupações tanto em relação aos participantes como os residentes locais. “Informamos também que não reagendaremos o evento deste ano”.
Enquanto os espectadores em geral não paguem taxa de entrada para a Street Festa, cosplayers participantes e fotógrafos precisam comprar pulseiras, e os organizadores disseram que vão endereçar em uma data posterior o que será feito com os valores já pagos.
Fonte: Sora News