A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ divulgou na terça-feira (25) a previsão do tempo entre março a maio e também da tendência do verão.
Atualmente nem El Niño nem La Niña ocorreram e é provável que nenhum dos dois fenômenos aconteça, segundo a previsão, mantendo o clima na normalidade.
A tendência é dos ventos do oeste continuarem serpenteando para o norte, dificultando o fluxo de ar frio na atmosfera.
No início da primavera é provável que a área ao redor do Japão fique coberta de ar quente e espera-se que a distribuição de pressão de inverno não continue com facilidade.
Março terá menos neve e chuva que o normal no lado do Mar do Japão e também nas províncias ao norte. O clima poderá mudar periodicamente de abril a maio.
Muito calor
A partir da segunda quinzena de julho a área de pressão do Pacífico deverá ficar intensa sobre o arquipélago.
Também a área de pressão do Tibete poderá ficar saliente sobre o Japão, a causa de um possível calor demasiadamente intenso tal qual ou pior do que no ano passado.
Como será realizado o maior evento esportivo do Planeta em Tóquio durante o verão a organização e governo precisam ficar atentos às medidas preventivas contra insolação e hipertermia.
Precipitação
O volume da precipitação de 2020 deverá ficar dentro da média normal, no período de junho a agosto. Na ilha principal é preciso ficar atento com chuvas intensas.
A estação chuvosa deverá ficar na média ou superior apenas para Okinawa e ilhas Amami.
Fontes: NHK e Weather News