25 anos do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio

Um dos piores crimes cometidos por um grupo religioso chamado Aum Shinrikyo foi o ataque terrorista usando gás sarin no metrô da capital japonesa.

Às 8h um minuto de silêncio na estação Kasumigaseki (ANN)

Kazuyoshi Akaba, Ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo e sua equipe, sobreviventes e familiares das vítimas ofereceram flores no local.  

Publicidade

Foi nessa data, há 25 anos, que ocorreu um dos piores crimes no Japão, o ataque com gás sarin.

Por causa desse ataque 13 pessoas morreram, entre elas funcionários da estação e passageiros. Em 10 deste mês uma vítima, Sachiko Asakawa, que lutou contra as sequelas, não resistiu e morreu. 

Mais de 6,2 mil pessoas tiveram lesões consideradas graves e outras mais leves. 

Pena de morte

Todos os 13 envolvidos nesse ataque terrorista, da seita Aum Shinrikyo, foram condenados à pena de morte e executados em julho do ano passado. O fundador da Verdade Suprema (tradução livre) era conhecido como Shoko Asahara, cujo nome verdadeiro era Chizuo Matsumoto.

Eles visaram um ataque ao governo, já que entre essa estação e Nagatacho ficam as sedes e palácios dos órgãos governamentais. 

Atividades da extinta seita

A Agência de Inteligência da Segurança Pública continua atenta aos novos grupos religiosos como Aleph, Hikari no Wa e Grupo Yamada, como supostos sucessores da Aum Shinrikyo. Dentre eles Aleph, novo nome da extinta Verdade Suprema, está recrutando ativamente jovens da nova geração.

Fontes: ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primavera começa com rajadas de vento e temperaturas mais amenas

Publicado em 20 de março de 2020, em Sociedade

Rajadas de vento muito fortes interrompem a operação do shinkansen. A primavera começa com temperaturas mais amenas.

Sakura (Pixabay)

O desenvolvimento de duas áreas de baixa pressão é a causa de ventos fortíssimos em grande parte do país no dia do Equinócio da Primavera, feriado no Japão. 

Publicidade

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão recomenda vigilância à tempestade e elevação das ondas em ampla área.

Em Hakodate (Hokkaido) foi registrada rajada de vento de 31m/s às 5h30 de sexta-feira (20). As regiões de Hokkaido, Tohoku e Hokuriku estão sob forte ventania, podendo chegar a 35m/s.

Em Aomori foi registrada uma rajada de 43,4m/s às 9h12. Por conta dessas rajadas o Tohoku Shinkansen de Tóquio a Aomori teve sua operação interrompida no período da manhã.

Temperaturas mais elevadas

Máximas de 15ºC em Nagoia e 18ºC em Hiroshima, na sexta-feira (Weather News)

De Kanto a Kyushu as temperaturas estão mais elevadas na sexta-feira. Na capital do país a máxima do dia deverá chegar a 20ºC. De Nagoia a Fukuoka os termômetros marcam de 15 a 18ºC. Embora o clima seja de primavera com os ventos a sensação térmica poderá ser de frio, por isso, recomenda-se sair agasalhado neste feriado.

Com a elevação da temperatura e dia ensolarado o que preocupa é a quantidade de polens na atmosfera, o que requer cuidado para quem tem polinose ou kafunsho, em japonês. 

Sakura floresce em vários locais

Previsão das primeiras flores de cerejeira mostram que será no sábado, em grande parte (Tenki)

A previsão indica que Nagoia, Kochi, Hiroshima, Fukuoka e Osaka as cerejeiras deverão mostrar suas primeiras flores no sábado (21). 

Que tal aproveitar e visitar os locais para apreciá-las e garantir belas fotos? 

Bom passeio!

Fontes: Tenki, Weather News e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!