Na região Tokai a província de Aichi é que tem o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, além de ter aceito passageiros do navio Diamond Princess. Até a manhã de quinta-feira (12) são 104 casos confirmados e 6 mortes.
Em Mie o quadro também aumentou, mas não tão grave como em Aichi. De 2 pacientes subiu para 7 nessas últimas horas. Somente na quarta-feira a soma de novos infectados nas duas províncias foi de 10 pessoas.
Falta de leitos hospitalares
Até quarta-feira (11) o número de leitos para atender esses casos era de 161, mas mais da metade já estavam ocupados. Se o número de pessoas infectadas não parar de aumentar as internações podem ficar difíceis.
Como a maioria é da cidade de Nagoia os funcionários estão encontrando dificuldade para encontrar hospitais com leitos disponíveis, em um trabalho pior do que um quebra-cabeça.
Esse novo coronavírus é classificado como doença infecciosa designada baseada na Lei de Doenças Infecciosas. Independentemente da gravidade dos sintomas a pessoa infectada deve ser hospitalizada em uma instituição médica designada que possua quarto com baixa pressão para isolar o vírus.
Em Aichi são 12 hospitais designados, com 72 leitos. As instituições médicas cooperantes também possuem estrutura para isolar os pacientes.No momento, são 33 com 89 leitos na província, totalizando 161.
Como recebeu pacientes do Diamond Princess esse número de leitos já se tornou insuficiente para atender todos. Uma parte das pessoas infectadas teve contágio na casa de shows em Osaka e outra parte por ter frequentado uma clínica de massagem, cujo terapeuta estava infectado.
Portanto, a província já constatou dois focos de aglomeração.
É preciso reforçar os cuidados preventivos em relação a esse novo coronavírus.
Fontes: Asahi e Tokai TV