O governador da província de Aichi, Hideaki Omura, falou com a imprensa na segunda-feira (16) para explicar sobre o quadro do novo coronavírus. Até sábado (14) a soma total das pessoas infectadas chegou a 121.
O índice de mortalidade é de 9,9%, o maior do país, com 12 vidas ceifadas pelo Covid-19. O motivo desse alto índice é por causa do contágio coletivo em um asilo de idosos, como foi o caso de um homem na faixa do 70 anos que morreu no sábado.
Na noite de sábado soube-se que uma funcionária da Brother, indústria situada em Nagoia, testou positivo para o Covid-19. Por causa do contato mais próximo com 5 colegas foi requisitada quarentena para eles e submissão a exame, além da desinfecção do ambiente de trabalho.
No domingo (15) nenhum resultado positivo foi constatado, explicou, demonstrando um certo alívio.
Na segunda-feira o governador se reuniu com os representantes dos hospitais para discussão sobre o aumento dos leitos para tratamento das pessoas infectadas.
Atualmente a província tem 161 leitos, grande parte já ocupados, mas em Nagoia há falta, por isso, é preciso tomar medidas rapidamente. Os diretores dos hospitais solicitaram equipamentos de proteção para prevenção das equipes médicas.
Em Mie e Gifu
O quadro em Mie era de 7 até sábado, quando um dos passageiros do navio cruzeiro que já tinha recebido alta e retornado para casa atestou positivo pela segunda vez. Portanto, subiu para 8.
No sábado o representante da província informou que foram realizados exames PCR em 41 pessoas que foram identificadas como as que tiveram contato com pessoas infectadas da região de Iga, no período de 11 a 14. Todas atestaram negativo mas continuarão sendo monitoradas.
Em Gifu o quadro continua estável, com 2 pacientes.
Fontes: CBC TV, Yokkaichi Joho e CTV