Na noite de quarta-feira (25) a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu à população da região metropolitana para abster de sair de casa na medida do possível, no fim de semana para evitar a disseminação, depois de 41 testados positivos em um único dia.
Ela teve uma reunião em videoconferência com os colegas governadores de Saitama, Kanagawa, Chiba e Yamanashi pedindo colaboração, na quinta-feira (26).
Além de Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Yamanashi e Gunma
Prontamente, o governador de Kanagawa se pronunciou e já pediu aos seus cidadãos para evitar sair e também de ir à capital do país. Em seguida foi o de Chiba que pediu o mesmo, para que seu povo evite se deslocar sem necessidade para Tóquio. Mais tarde foi o de Yamanashi, em concordância. Por volta das 17h o governador de Gunma também aderiu ao pedido.
Lojas de departamento e supermercados
As grandes redes analisaram o pedido de Koike e se apressam para tomar medidas. A Aeon, que tem 17 lojas na capital, informou que continuará com o expediente normal.
A outra, Ito-Yokado, já está operando com expediente reduzido desde a disseminação, por isso, deverá continuar nesse esquema.
As lojas de departamento, que também estão com o expediente já mais curto, estão analisando se abrem ou não no fim de semana.
Lojas de conveniência
As principais lojas de conveniência informaram que irão continuar com o expediente normal em Tóquio. Mas se os funcionários não puderem trabalhar, a política delas é de consultar o proprietário considerando a redução do horário comercial.
ATMs dos bancos
As grandes instituições bancárias como Mitsubishi UFJ Bank, Sumitomo Mitsui Banking, Mizuho Bank, o Tokyo Star Bank e outras informaram que operarão os caixas eletrônicos como de costume.
Cinema
A Toho anunciou no final da tarde que fechará as salas de cinema no fim de semana, tanto em Tóquio quanto em Kanagawa.
Lojas das operadoras
A Docomo e Softbank informaram que reduzirão o horário comercial nas lojas de Tóquio e Kanagawa, com expediente das 10h às 16h, até 31, mas dependendo da situação poderão estender o prazo. Até quinta-feira a tarde a au (KDDI) informou que terá expediente normal, mas dependendo da situação poderá fazer alteração.
Trens, metrô e ônibus
As companhias de trem e metrô de Tóquio informaram que a operação será normal. Em relação às companhias de ônibus de Tóquio e Kanagawa, dependendo do número de passageiros, poderão reduzir o número de linhas.
Fontes: ANN e NHK