Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Coronavírus em Hamamatsu afeta trabalho e causa queda de clientes no comércio

| Comunidade

Os efeitos da disseminação do novo coronavírus para os brasileiros que vivem na parte oeste da província de Shizuoka são negativos.

Unigran Japan 2026
hama 1

Supermercado brasileiro em Hamamatsu (Shizuoka Shimbun)

Segundo matéria do Shizuoka Shimbun, datada de 21 deste mês, um dos efeitos do coronavírus para os trabalhadores haken brasileiros é a redução da jornada de trabalho, afetando o cotidiano. O motivo é o atraso no fornecimento de peças que vêm da China.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com um entrevistado, Masatoshi Eizuka, 57, de Hamamatsu, que trabalha como haken em uma indústria houve uma queda de 20 a 30% na produção. Com isso, contava com as horas extras para seu sustento. “Se continuar assim por longo tempo acho que é melhor voltar para o Brasil”, lamentou.

Mario Nakai, 55, também de Hamamatsu, igualmente trabalhador haken, contou “os meus amigos de outra província tiveram o trabalho cortado pela metade”. Embora a indústria onde trabalha não tenha sido afetada comentou sobre sua preocupação caso isso ocorra.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Nas últimas semanas o balcão de atendimento em português da Delegacia de Inspeção das Normas Trabalhistas têm recebido mais consultas sobre a não renovação de contrato de trabalho. “Não são em todos os casos, mas pela época supõe-se que seja por causa do novo coronavírus”. 

Efeitos nas lojas e restaurantes brasileiros

O dono do supermercado Pronto, em Naka-ku, na cidade de Hamamatsu, disse que as mercadorias que vêm de navio cargueiro estão com atraso. Kenji Hikiji, 55 anos, o proprietário, contou com ar de preocupação “houve uma queda de clientes, espero que não entremos em uma recessão da classe do Lehman Shock”.

O Choupana teve sequência de cancelamentos em fevereiro e março. Além disso por temor de disseminação do vírus os clientes têm evitado o churrasco e buffet, embora a casa tenha tomado os devidos cuidados, colocando os pratos em recipientes de vidro e com tampa. 

Fonte: Shizuoka Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo