Na terça-feira (9) foi realizada uma reunião com especialistas para contramedidas ao novo coronavírus. Ao término realizaram uma coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para explicações sobre o direcionamento das medidas.
Em relação à disseminação da infecção apontaram “deve continuar no futuro próximo, por isso, não é possível relaxar o estado de alerta”.
Entre eles, alguns apontaram a possibilidade da resposta ao novo vírus por “alguns meses ou meio ano, pode ser que prolongue para depois do final do ano”.
Medidas continuam
Os especialistas sugeriram evitar a realização de grandes eventos e solicitar que as escolas de todo o país continuem fechadas temporariamente.
Em relação a Hokkaido, com declaração de situação de emergência, deverão decidir se devem continuar com as atuais ações após análise do resultado das medidas.
Portanto, até 19 deste mês as medidas devem continuar. Somente após essa data o governo deverá decidir se continua ou não.
Diferente do vírus da influenza
“O novo coronavírus não desaparece quando a temperatura aumenta, como a influenza”, disse Kazuhiro Tateda, presidente da Sociedade Japonesa de Doenças Infecciosas, membro da reunião de especialistas. “As pessoas precisam entender as características deste vírus e pensar em como mudar seu comportamento para não aumentar a infecção”, apontou.
Fontes: NHK e Mainichi