Exame do novo coronavírus sem ônus para o paciente

O governo informou que aplicará o seguro da saúde pública para cobrir os custos referentes ao exame PCR, para verificar o novo coronavírus.

Imagem ilustrativa do teste PCR (FNN)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou na quarta-feira (4) que a partir de sexta-feira (6) os custos do teste PCR serão cobertos pelo seguro da saúde pública. E também já informou as respectivas províncias.

Publicidade

O teste PCR (acrônimo de Polymerase Chain Reaction) é um método para detectar o vírus em uma quantidade muito pequena de amostra com alta sensibilidade.

O exame custa 18 mil mais 1.500 como taxa de análise, somando 19,5 mil ienes. No caso de uma pessoa inscrita em um dos seguros sociais cuja parcela é de 30% pagaria 5.850 ienes. A partir de sexta-feira esse encargo passa a ser zero pois será coberto pela saúde pública. 

Especialmente para pacientes internados com urgência, espera-se que o exame possa ser feito rapidamente sem aguardar pelos procedimentos do centro de saúde.

Isso permite que o médico peça o exame, mas, por enquanto, está sendo realizado nos 860 hospitais determinados que possuem estrutura para evitar proliferação do novo coronavírus. 

O exame será solicitado quando o paciente apresentar sintomas por 4 dias consecutivos. 

No futuro as instituições hospitalares privadas passarão a realizar esse exame. 

Fontes: FNN, Risk Taisaku e NNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mal-intencionados usam coronavírus para fraudes

Publicado em 5 de março de 2020, em Sociedade

Em meio à disseminação do novo coronavírus tanto a polícia quanto o órgão de defesa do consumidor alertam para os mal-intencionados se valendo disso.

Patrulha da Polícia (Wikipedia)

Nos centros de assuntos do consumidor de todo país sobe para 1.375 o número de consultas relacionadas ao novo coronavírus, até terça-feira (3). Os casos são os mais diversos, desde procedimentos sobre cancelamento de viagens aos relacionados com máscaras.

Publicidade

Entre eles destacam-se trotes enviados como mensagens (SMS) com conteúdo sobre envio gratuito de máscaras ou de que a cotação do ouro subiu, induzindo à compra. Os centros verificaram essas mensagens com links para ações de má fé. Por isso, alertam para não abrirem esses links.

“Com o surto do novo coronavírus a China está em caos. É melhor comprar ouro antes que suba muito”, disse um vendedor porta a porta, tentando induzir um idoso que mora em Kyushu.

Trote do esgoto 

“É melhor limpar a rede de esgoto porque o novo coronavírus está ligado a ele. Logo em seguida o responsável entrará em contato”, teria dito o disfarçado de funcionário da companhia pública.

Dez minutos depois, um homem chamado encarregado ligou e disse “custa cerca de 100 mil ienes para fazer a limpeza”, teria dito. Quando a mulher recusou, a ligação foi interrompida, informou a polícia de Kadoma (Osaka).

A mulher recebeu esse trote por volta das 11h50 de quarta-feira (4) e informou a polícia. Por isso, as autoridades pedem cuidado com esse tipo de tentativa de fraude usando o coronavírus. 

No caso de consulta relacionada ao consumidor pode ligar para 188. 

Fontes: Mainichi e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!