Na segunda-feira (2) um grupo de especialistas convocado pelo governo para as medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus informou sobre o fenômeno da propagação chamada de cluster, ou aglomerado, na tradução livre.
O professor Hiroshi Nishiura, da Universidade de Hokkaido, um desses integrantes, afirmou que pode haver até 940 pessoas infectadas desde o mês passado, na sua província, por causa do cluster.
O professor Nishiura analisou os dados através do número de pessoas infectadas em outras áreas e no exterior após viajar para Hokkaido, mais o número de pessoas que usaram os aeroportos dessa província. Foram colocados para simulação e o resultado foi que até 25 de fevereiro o número na província possa ter chegado a essa quantidade.
Embora 77 pessoas tenham sido confirmadas como infectadas em Hokkaido até segunda-feira, os especialistas apontam que centenas de outras podem não ter percebido por causa dos sintomas leves.
O problema é que essas pessoas que não perceberam continuam saindo e podem estar transmitindo para outras. Em geral podem ser jovens, os quais se reúnem em ambientes sem ventilação, durante um evento ou clube noturno, por exemplo, colocando outras pessoas em risco.
Fonte: NHK