O homem na faixa dos 50 infectado, de Gamagori (Aichi), que saiu de casa dizendo “vou espalhar o vírus”, de fato, provocou isso. Na quinta-feira (12) soube-se que uma mulher, na faixa dos 30 anos, de Toyota (Aichi), a qual teve contato com ele por estar no mesmo ambiente em 4 deste mês, teve resultado positivo para o Covid-19. Está em tratamento com quadro estável.
A grande maioria dos pacientes infectados em Aichi é de Nagoia, com alguns casos em Okazaki e região Owari, no total de 111 pessoas, colocando-a como a segunda maior do país. Em número de mortes é que tem o maior número, com 8 vítimas.
Criança em Mie
Na quinta-feira (11) o governador da província de Mie informou que foram constatados mais 5 casos, somando 7. Dentre as pessoas infectadas pelo novo coronavírus tem uma criança da família, com idade inferior à da escolar. Essa família mora na região Iga-Nabari, informou. Dentre esses 4 adultos, uma mulher na faixa dos 60 e outra dos 20 estiveram na casa de shows em Osaka, onde provavelmente se infectaram e, consequentemente, os familiares.
Em Gifu o quadro continua controlado, com 2 pacientes.
Recomendações e Centros de Saúde
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar recomenda que, no caso de resfriado ou febre de 37,5°C por mais de 4 dias, ou se tiver falta de ar, consulte o Centro de Saúde de cada província. Além disso, quando são observados sintomas de resfriado, como febre, pede-se que se abstenha de ir à escola ou à empresa, procurando ficar de repouso em casa.
Os telefones dos respectivos Centros de Saúde podem ser obtidos através das páginas web por província (toque sobre o nome, em japonês):
Fontes: CTV, CBC TV e Tokai TV