A Honda Motor suspenderá a produção em todas as suas fábricas de montagem de veículos norte-americanas por 6 dias, com início em 23 de março, em resposta ao novo coronavírus.
A produção de motores e transmissão nos EUA, Canadá e México também será suspensa pelo mesmo período, informou a montadora japonesa na quarta-feira (18).
A Honda se torna a primeira grande montadora global a interromper a produção de todas as suas fábricas de automóveis como resultado da pandemia. A medida mostra que as paralisações de produção de veículos na Europa estão se espalhando por todo o Oceano Atlântico até a América do Norte.
“A Honda está continuando a gerenciar seus negócios cuidadosamente através de uma abordagem mensurada a vendas que alinham a produção com a demanda de mercado”, disse a companhia em seu anúncio.
A decisão afeta um total de 7 plantas de montagem de automóveis em Ohio, Indiana, Alabama, México e Canadá, mais 5 fábricas de powertrain. A produção terá uma queda de cerca de 400 mil veículos.
Os 27 mil trabalhadores afetados continuarão recebendo seus salários integrais, de acordo com a companhia. Sob os planos atuais, a produção deve ser retomada em 31 de março.
A Honda também suspendeu a produção em fábricas de carros e motos na Malásia até 31 de março e parou as atividades nas Filipinas até meados de abril. Concessionárias também foram fechadas.
Ambas as ações seguiram pedidos de governos de países do sudeste asiático para restringir atividade em resposta ao coronavírus.
A Honda tem uma capacidade de produção anual de cerca de 100 mil automóveis na Malásia.
Fonte: Asia Nikkei