O presidente Joko Widodo disse nesta segunda-feira (2) que duas indonésias testaram positivo para o Covid-19, marcando os primeiros casos confirmados no país.
Widodo disse que uma mulher de 64 anos e sua filha de 31 haviam testado positivo após terem contato com um cidadão japonês que mora na Malásia e havia testado positivo para o vírus após retornar de uma viagem à Indonésia.
Uma equipe médica indonésia havia traçado os movimentos do visitante japonês antes de revelar os casos, disse Widodo.
“Após verificações, elas estavam doentes. Essa manhã recebi um relato de que a mãe e a filha testaram positivo para o coronavírus”, disse Widodo, acrescentando que elas estavam recebendo tratamento no hospital de doenças infecciosas Sulianti Saroso.
O ministro da saúde Terwan Agus Putranto disse aos repórteres que o visitantes japonês era amigo da família das duas mulheres e havia visitado a casa delas.
“Ambas estão em boas condições e não têm dificuldades graves para respirar”.
Ele disse que as autoridades estavam verificando com quem mais o visitante japonês pode ter tido contato.
A confirmação dos primeiros casos de coronavírus ocorreu após autoridades terem defendido seus processos de verificação, com alguns especialistas médicos levantando preocupações sobre a falta de vigilância e um risco de casos não detectados no país do sudeste asiático de mais de 260 milhões de pessoas.
O surto, que pode ter começado em um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, infectou mais de 90 mil pessoas, enquanto autoridades correm para conter infecções no Irã, Itália, Coreia do Sul e Estados Unidos.
O vírus causou a morte de cerca de 3 mil pessoas no mundo, e se espalhou para mais de 60 países.
Fonte: Channel News Asia