A Itália registrou 475 mortes em decorrência do coronavírus em um único dia, disse a agência de proteção civil na quarta-feira (18).
Essa é a taxa de mortalidade mais alta reportada em um único dia do que qualquer país desde o fim de dezembro do ano passado, quando o surto surgiu na cidade de Wuhan, na China.
Mesmo no auge do surto da China, o número de mortos em um único dia foi de 150, em 23 de fevereiro. Irã e Espanha, que estão enfrentando dificuldades com surtos de grande proporção, não registraram mais do que 200 mortes em 24 horas.
Desde a quarta-feira, o coronavírus havia infectado mais de 35.700 pessoas e causado a morte de cerca de 3 mil na Itália.
A Itália é o país mais afetado pelo vírus fora da Ásia, o segundo atrás da China, onde muitas pessoas se recuperaram e o número diário de mortos diminuiu dramaticamente.
Globalmente, o número de casos de coronavírus passou de 212 mil e o de mortes é de mais de 8,7 mil.
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte colocou o país inteiro de 60 milhões de pessoas em isolamento no dia 10 de março. Somente farmácias e supermercados continuam abertos, e um toque de recolher às 18h está sendo aplicado.
A nação europeia é lar para uma população idosa que é particularmente vulnerável ao vírus, que causa a doença conhecida como Covid-19.
O surto de coronavírus causou o colapso do sistema de saúde italiano em questão de semanas, com hospitais superlotados, falta de leitos e de recursos médicos. Isso está fazendo com que equipes médicas escolham quem tratar primeiro.
Fonte: Business Insider