Devido à propagação do novo coronavírus muitos trabalhadores em setores como indústria, comércio, serviço e turismo foram dispensados ou tiveram jornadas reduzidas. Ou, os proprietários de PMEs-pequenas e médias empresas estão com dificuldades financeiras. Com isso estão ocorrendo atrasos nos pagamentos das faturas das empresas prestadoras de serviços.
Hiroshi Kajiyma, Ministro da Economia, Comércio e Indústria, solicitou a todas as empresas do país que fornecem serviços de gás, água e energia elétrica adiar o recebimento das faturas diante da falta de pagamento por parte dos usuários por causa dessa crise do coronavírus.
O adiamento de um mês foi solicitado na quinta-feira (19) para um público específico. São aquelas que solicitaram linha de crédito de emergência ao sistema nacional de empréstimos.
“Primeiro solicitamos que adiasse um mês. E também que possam responder com flexibilidade de acordo com a situação”, disse o ministro.
Contas de telefonia e internet
Sanae Takaichi, Ministra dos Assuntos Internos e Comunicações, também informou na quinta-feira que solicitou às empresas de telefone móvel e fixo para tomarem medidas flexíveis, como proporcionar um período de carência suficiente para o pagamento das tarifas. Fez o mesmo em relação às empresas que oferecem serviços de internet.
É incomum o ministério fazer solicitação desse tipo às empresas de telefonia. Por conta disso, as maiores do país deverão anunciar medidas específicas.
Fontes: NHK e Asahi