Por causa da disseminação do novo coronavírus as montadoras decidiram fazer uma pausa na produção no Japão também, devido ao ajuste e também por falta de peças.
Honda
A Honda decidiu suspender a produção de carros em sua fábrica de Sayama (Saitama), por 2 dias consecutivos a partir de 16 do próximo mês devido à dificuldade em adquirir peças por causa da disseminação do novo coronavírus.
A Kumamoto Seisakusho fará o mesmo a partir de 13, igualmente por 2 dias, por causa da queda das vendas das motocicletas na Europa.
Toyota e Mazda
Tanto a Toyota quanto a Mazda já tinham informado o mesmo, de que irão suspender a produção temporariamente de uma parte de suas fábricas.
Nissan: Kanagawa, Tochigi e Kyushu
Segundo a Nissan, a produção será suspensa a partir do próximo mês até primeiro de maio, sendo que a fábrica de Oppama (Kanagawa), que produz carros pequenos e veículos elétricos, paralisará por 4 dias, enquanto a de Tochigi que fabrica carros de luxo, por 14 dias. Cada uma delas tem um calendário específico para as paralisações temporárias.
A Nissan Motor Kyushu, uma subsidiária, também interromperá a produção durante o turno da noite de 2 ao final do próximo mês.
A suspensão da produção é uma resposta ao declínio mundial na demanda de veículos devido à disseminação do novo coronavírus.
Mitsubishi, em Okayama
Além disso, a Mitsubishi Motors suspenderá temporariamente a produção de veículos leves na fábrica de Kurashiki (Okayama) desde o final da tarde de sexta-feira (27) até 10 do próximo mês. Informou que não tem peças suficientes, efeito da disseminação do Covid-19.
Suzuki também faz uma pausa
Outra que anunciou foi a Suzuki, de Shizuoka, igualmente por falta de peças fabricadas no exterior, afetada pela crise do coronavírus. A paralisação temporária será a partir de primeiro a 3 do mês que vem. São nas plantas de Makinohara, Kosai e Iwata que fabricam carros, e também na de Hamamatsu, a qual produz motocicletas.
Faturamento comprometido
A suspensão das operações se espalhou na Europa, nos Estados Unidos e em partes da Ásia devido aos efeitos do novo coronavírus e o impacto na produção doméstica deve aumentar. À medida que isso acontece afetará o desempenho de cada uma das montadoras.
A rede global de fornecimento de peças também está estagnada e as vendas devem cair acentuadamente, forçando as empresas a ajustar a produção no Japão antes de uma queda acentuada na demanda.
Fontes: NHK, Car Watch