Nissan e Toyota e Honda vão paralisar produção na América do Norte devido à propagação da Covid-19 (PM)
As montadoras japonesas Toyota, Honda e Nissan anunciaram separadamente na quarta-feira (18) que suspenderiam as operações em suas plantas na América do Norte devido à propagação do novo coronavírus que causa a doença Covid-19.
Publicidade
A Toyota suspenderá as operações em todas as suas fábricas de montagem de veículos e de peças nos EUA, Canadá e México por 2 dias a partir da segunda-feira (23).
A montadora líder japonesa vai se preparar para uma queda na demanda causada pela propagação do vírus, o qual se originou na China, e aumentará os esforços para garantir que seus funcionários permaneçam saudáveis.
Durante o período de suspensão, a Toyota planeja desinfetar as instalações e equipamentos nas fábricas. Ela espera retomar as operações na quarta-feira (25).
A Toyota também vai suspender gradualmente as operações em fábricas de veículos e de peças em outros 4 países na Europa a partir do dia 25, expandindo a suspensão de produção a 6 nações na região, disse a montadora.
A Honda suspenderá a produção em todas as suas fábricas de veículos nos 3 países norte-americanos para 6 dias operacionais até 30 de março.
A firma disse em uma declaração que “ajustaria a produção a todas as suas plantas de produção na América do Norte, incluindo EUA, Canadá e México, devido a um antecipado declínio na demanda do mercado relacionado ao impacto econômico da pandemia de Covid-19”.
De acordo com a montadora, a suspensão, que será realizada a partir de 23 de março na esperança de lidar com um declínio na demanda, levará a um corte de produção de cerca de 40 mil unidades.
As operações nas plantas de autopeças da Honda na América do Norte que abastecem transmissores e motores a fábricas de veículos também serão paralisadas durante o período.
A Honda continuará pagando o salário dos cerca de 27.600 funcionários nas plantas durante a paralisação, disse.
A Nissan disse que suspenderia as operações em suas fábricas nos Estados Unidos a partir de sexta-feira (20) até 6 de abril. Segundo a montadora, a medida faz parte de seus esforços para conter o vírus.
A pandemia de Covid-19 está tendo um grande impacto na indústria de fabricação de veículos, disse o chefe de um grupo de lobby japonês na quinta-feira (19), acrescentando que seus membros precisariam manter o ajuste de produção em meio a uma projetada queda na demanda.
“A verdade é que foi chocante o quanto o mundo poderia mudar em um instante”, disse Akio Toyoda, que também é chefe da Toyota Motor, em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio.
“Nesse ponto, não podemos antecipar o que vem à frente para as montadoras”, acrescentou Toyoda, presidente da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão.
Apesar da incerteza, Toyoda afirma não esperar que o vírus cause impacto nos gastos com pesquisa em tecnologias avançadas, como direção autônoma e carros elétricos.
Fonte: Japan Times