Pelo menos 3 governos de países na América Latina ordenaram suspensões de curto prazo de todas as aulas, tanto em escola públicas como particulares, disseram oficiais na quarta-feira (11), em uma tentativa de desacelerar a propagação do coronavírus.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ordenou que todas as escolas fechassem pelas próximas 3 semanas, acrescentando em uma mensagem transmitida pela TV que todas as aglomerações públicas seriam proibidas durante esse tempo, apesar de não ter casos confirmados do vírus até agora.
“O que é mais importante agora é a saúde de todo cidadão”, disse Bukele.
Os fechamentos das escolas em El Salvador ocorrem após oficiais no Peru e Panamá terem tomado ações similares.
O ministro da educação do Peru disse que o país suspenderia aulas na quarta-feira (11), também citando preocupações com o coronavírus.
As medidas de contingência do Panamá se aplicam tanto para as escolas públicas como particulares e se estenderão até pelo menos 7 de abril em grande parte do país, disse a Ministra da Educação Maruja Gorday em uma declaração.
Os alunos continuarão seus estudos através de lições preparadas que podem ser concluídas em casa, disse um oficial do ministério.
No início de quarta-feira, o presidente peruano Martin Vizcarra disse que todas as escolas seriam fechadas até pelo menos 30 de março. O governo do Peru confirmou até agora 15 casos de coronavírus.
O Brasil, que tem mais casos do que qualquer outro país na América Latina, não emitiu restrições similares.
Fonte: Agência Reuters