Pandemia do coronavírus: 25 milhões de postos de trabalho em risco

Essa é uma avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgada na sua página, para o mundo.

Página da OTI (reprodução)

Segundo o noticiário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de quarta-feira (18), horário de Genebra, “a crise econômica e trabalhista criada pela pandemia do COVID-19 pode aumentar o desemprego global em quase 25 milhões”, avalia.

Publicidade

No site o OIT Notícias explica que “se houver uma resposta política coordenada internacionalmente, como aconteceu na crise financeira global de 2008-2009, o impacto no desemprego global poderá ser significativamente menor.”

Essas medidas urgentes são baseadas em 3 pilares:

  1. proteger os trabalhadores no local de trabalho; 
  2. estimular a economia e o emprego; 
  3. e apoiar os postos de trabalho e a renda.

Essas medidas incluem a ampliação da proteção social, o apoio à manutenção de empregos – ou seja, trabalho com jornada reduzida, licença remunerada, e outros subsídios – e os benefícios fiscais e financeiros, inclusive para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, a avaliação propõe medidas de política fiscal e monetária, além de empréstimos e do apoio financeiro a setores econômicos específicos.

As quedas no emprego significam perdas de renda para os trabalhadores, o que faz reduzir também o consumo de bens e serviços afetando a economia.

Enfatiza “estima-se também que a pobreza no trabalho aumente significativamente, pois a pressão sobre a renda resultante do declínio da atividade econômica devastará os trabalhadores próximos à ou abaixo da linha de pobreza”. 

A estimativa é de que ultrapasse a crise de 2008, chamada de Lehman Shock, quando 22 milhões de pessoas perderam emprego.

A OIT estima que entre 8,8 e 35 milhões a mais de pessoas estarão trabalhando na pobreza em todo o mundo, em comparação com a estimativa original para 2020 (que previa uma diminuição de 14 milhões em todo o mundo).

Leia a matéria completa em português tocando aqui para abrir o link.

Fonte: OTI Notícias

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governador de Osaka faz apelo à população para evitar ir a Hyogo

Publicado em 19 de março de 2020, em Sociedade

No fim de semana prolongado que começa na sexta-feira o governador fez um apelo à população para autocontrole no tráfego entre Osaka e Hyogo.

Governador da Província de Osaka (NHK)

Hirofumi Yoshimura, governador da província de Osaka, durante um programa de tevê na quinta-feira (19) fez um apelo à população local. Pediu que poupe trafegar entre Osaka e Hyogo no fim de semana prolongado que começa na sexta-feira (20), com o feriado do Equinócio da Primavera. Isso é para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Publicidade

“Não se pode descartar que ocorra uma explosão de infecção na província de Hyogo, pois a propagação continua. E Osaka também não está isenta dessa possibilidade. Por isso, quero convidar o povo de Osaka e também os cidadãos de Hyogo que se abstenham de viagens desnecessárias entre as duas províncias, a não ser que sejam urgentes”, disse. 

Pessoas que voltaram de viagem

Também pediu a todas as pessoas que voltaram do exterior nos últimos 14 dias que se abstenham de sair de casa no final de semana prolongado, mesmo que não apresente sintomas. No caso de ter sintoma de febre, tosse ou outro, parecido com gripe, pediu que entre em contato com o Centro de Saúde.

Prefeito também apela

Prefeito da Cidade de Osaka (ANN)

Ichiro Matsui, prefeito da cidade de Osaka fez o mesmo apelo, na tarde de quinta-feira. Explicou que recebeu uma notificação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar pedindo para avisar a população da cidade a se abster de se locomover para Hyogo a fim de evitar o aumento da propagação do vírus. 

Até quinta-feira as províncias de Osaka e Hyogo estão com 117 e 92 pessoas infectadas, respectivamente. Tanto o governador quanto o prefeito querem evitar aumentar o quadro.

Fontes: ANN, NHK e Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!