Por que é perigoso ir a restaurante com buffet ou clubes noturnos?

O governo está pedindo à população que evite aglomerados, ir a restaurante com buffet e aos jovens que evitem discos, clubes e shows, por causa do Covid-19.

Buffet, todos pegam os mesmos talheres (NeedPix)

Na segunda-feira (2) o primeiro-ministro Shinzo Abe pediu às pessoas que evitem espaços lotados com pouca ventilação para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Publicidade

Pediu para evitar aglomerados, como casas de shows e clubes, pelas constatações em Osaka e Hokkaido, especialmente entre os jovens na faixa dos teen aos 30 anos.

Os especialistas convocados pelo governo detectaram que 80% das pessoas que frequentaram locais cheios não transmitiram o vírus para outras. Porém, em um espaço interno fechado, como uma casa de shows, academia, restaurante flutuante, restaurante em estilo buffet ou casa de jogos de mahjong podem ocorrer aglomerados (cluster) em um certo período de tempo. Além disso as pessoas ficam muito próximas. 

Agravante do buffet

Em um restaurante com buffet há o agravante das pessoas usarem os mesmos talheres seguidamente para se servirem dos pratos dispostos. Embora um restaurante de Tóquio tenha tomado a medida de substituí-los a cada 15 minutos, se uma pessoa infectada tocar todas as colheres, conchas e pegadores do buffet poderá causar um surto. 

Outra medida que os restaurantes têm tomado é de acomodar duas pessoas em uma mesa para 4, a fim de evitar muita proximidade entre os clientes. Mas, ainda assim, estão amargando cancelamentos e também baixíssima frequência. 

Até 26 de fevereiro das 110 pessoas infectadas soube-se que tiveram contato muito próximo em local fechado, somando 11 casos de infecção em aglomerados.

Academia de ginástica e restaurante flutuante

Casa de show ao vivo em Osaka, de onde saíram 3 infectados (Asahi)

Em um restaurante flutuante uma pessoa infectada transmitiu para outras 12. Em relação à academia de ginástica uma única passou para 9 frequentadores.

Em Osaka 3 pessoas que foram a uma casa de show ao vivo foram infectadas. 

Por isso, o governo pede especial atenção aos jovens, pois esses, mais saudáveis, podem se contagiar mas apresentar sintomas leves. Ainda assim se tornam agentes transmissores. 

Portanto, em resumo, onde há aglomerado como cabana de esqui, clubes, casas de show, buffets, acampamento em barraca, casas de jogos, disco, fumódromo e todos os locais com pouca ventilação devem ser evitados ao máximo.  

Fontes: Asahi, Yahoo! e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aulas gratuitas para estudantes no período das escolas fechadas

Publicado em 3 de março de 2020, em Sociedade

Para as crianças e adolescentes que estão entediados em casa ou querem estudar pra não perder o ritmo, muitos conteúdos gratuitos, inclusive de mangá!

Uma das aulas gratuitas do grupo de alunos da Univ. de Tóquio (divulgação)

Se seus filhos reclamam do tédio de ficar em casa, sem poder brincar com os amigos ou não poder ir para as aulas de reforço, por causa das escolas temporariamente fechadas, não se preocupe. 

Publicidade

Há uma variedade de conteúdos gratuitos para rir e também para avançar nos estudos de forma divertida. 

A editora Shueisha (集英社) está oferecendo mangás (Shukan Shonen Jump 週刊少年ジャンプ) gratuitamente por um mês para esse público, até 31 deste mês. 

Outra que fez o mesmo foi a Shogakukan (小学館) com o Gekkan Korokorokomic (月刊コロコロコミック). Avise seus filhos para fazerem o download dos apps pois poderão ter um momento divertido. 

O app popular no Japão Line fez uma parceria com Gakken Holdings (学研) para que os alunos do ginásio e colegial possam receber aulas gratuitas. Basta se tornar ‘amigo’ do LINE みらい財団 para começar. Podem estudar japonês, matemática, inglês, ciências e social através do app, com vídeos. 

Outro conteúdo gratuito é de um grupo de estudantes da Universidade de Tóquio, o qual preparou um conteúdo bem rico para atender essa demanda, criando um canal no YouTube.

O スマホ学園 tem vídeos de matemática, história, língua japonesa e outros gratuitamente. Em formato de live os professores interagem com os alunos, tornando a aula divertida.

Página web criada pela Yahoo! ensina de graça para alunos do 1.º ao 6.º ano (divulgação)

O Yahoo! Kids (Yahoo!きっず) também criou uma página exclusiva para esse período e pode ser acessada tanto pelo PC quanto pelo smartphone: https://kids.yahoo.co.jp/. O conteúdo das aulas diversas é para atender os estudantes do primeiro ao sexto ano primário, tudo de graça. 

Se seus filhos gostam de ciência, com narrativas que prendem a atenção pode acessar a página da JACST-Japan Association of Communication for Science and Technology. Tem vídeos muito interessantes.

Portanto, que tal acabar com o estresse ou tédio de seus filhos? 

Fontes: divulgação e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!