Em muitos dos locais como Tóquio e Nagoia os eventos foram cancelados e, consequentemente, os festivais de sakura que estavam programados. Os esperados piqueniques sob as cerejeiras floridas devem ser suspensos, mas vale a pena passear pelos parques para apreciá-las.
A Associação dos Meteorologistas do Japão informou na quinta-feira (12) que espera pelo anúncio do florescimento da sakura na sexta-feira (13) em Tóquio. Foram observados alguns botões abrindo, mas até 14h ainda não há notícia, embora no Santuário Yasukuni, em Chiyoda-ku, elas já despontam. Segundo o observatório local é o florescimento mais cedo desde 1953, ano em que começaram a coletar dados.
O Parque de Ueno, na capital japonesa, estava com tudo pronto para receber pessoas no festival. Foram instalados toaletes extras e muitos cestos para coleta do lixo. Por isso, a organização espera que as pessoas passem por lá mesmo que seja só para ver as lindas e esperadas flores. Afinal, a estrutura era para receber as costumeiras 800 mil pessoas.
Quioto, Osaka e Nagoia
Em Higashiyama Gion, famoso bairro de Quioto, as cerejeiras da variedade Someiyoshino, já mostraram algumas flores, na quinta-feira.
Nessa capital também os eventos foram cancelados, como em Nagoia. Mas as cidades convidam as pessoas para irem aos parques.
Veja a previsão para os demais locais para programar seus passeios.
- 19 em Nagoia
- 20 em Osaka, Kochi, Hiroshima e Fukuoka
- 21 em Quioto
- 24 em Kanazawa
- 27 em Sendai
- 28 em Niigata
- 1.º do mês que vem em Nagano
- Em Sapporo, 24 do próximo mês
Bons passeios!
Fontes: Tenki, NHK, Kyoto Shimbun e Sankei