Terremoto de magnitude 5,5 abala Hokuriku

Em consequência do terremoto há um homem ferido que foi atingido pelas coisas que caíram.

Tremores com intensidade máxima 5 em Hokuriku (Goo)

Ocorreu um terremoto de magnitude 5,5 com intensidade máxima de 5 na província de Ishikawa, com epicentro na região de Noto, com 12Km de profundidade, por volta das 2h18 de sexta-feira (13). 

Publicidade

A intensidade máxima – forte – foi de 5 na cidade de Wajima, e fraca em Anamizu.

De acordo com informações da Agência de Meteorologia do Japão as cidades de Toyama, Funahashi e Himi (Toyama) e as cidades de Nanao, Shiga, Nakanoto e Noto (Ishikawa) tiveram tremor de intensidade sísmica 4.

Outras cidades das províncias de Niigata, Toyama, Ishikawa e Gifu tiveram abalos de intensidade 3. 

A agência realizou uma coletiva de imprensa às 4h30 para explicar que poderão ocorrer réplicas durante uma semana, inclusive de tremor com intensidade 5. Pediu cuidado especial nos próximos 2 ou 3 dias. Já ocorreram 5 réplicas de intensidades 1 e 2 até às 6h.

Além disso alertou a população local para tomar cuidado com possível queda de rochas por causa dos abalos que deixaram o solo instável. 

Esse terremoto não gerou alerta de tsunami. Até a manhã de sexta-feira há registro de um homem ferido em Toyama, sem gravidade, por conta das coisas que caíram sobre ele. 

Fontes: NHK, AMJ e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com coronavírus consulta médica online pode ser boa alternativa

Publicado em 13 de março de 2020, em Sociedade

Esse modelo já sendo realizado em Shanghai e está dando certo. No Japão algumas clínicas já implementaram e o governo considera ampliar isso.

Médico atende paciente pelo vídeofone (NHK)

Com a epidemia do novo coronavírus um centro médico de Shanghai tem uma equipe para atender pacientes através das telas dos computadores. Sim, trata-se de um modelo de consulta online para que o paciente não precise ter contato com outras pessoas.

Publicidade

Com esse sistema cerca de 300 médicos já atenderam mais de 5 mil pacientes em 2 semanas. Eles pagam com moeda eletrônica e se precisar de medicamentos, esses são enviados para sua residência.

No Japão já há clínicas fazendo consultas online

Para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus, as clínicas online vêm atraindo atenção desde o mês passado, permitindo que idosos com doenças pré-existentes tenham seus medicamentos prescritos sem que precisem ir até o local. 

O modelo é o mesmo de Shanghai onde o paciente fala com o médico através de ligação com vídeo e explica sobre seu estado de saúde. Depois o medicamento é despachado para sua casa.

Governo vê como possibilidade

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar se reuniu na quarta-feira (11) para analisar sobre esse modelo. A equipe reforçou que pode ser usado para pacientes com sintomas leves ou aqueles que já têm histórico de tratamento. 

Além disso, a prescrição de medicamentos para pacientes com doença crônica nos cuidados médicos online já foi aprovada, mas desta vez foi proposto um novo plano que, se a condição dele mudar, outro medicamento poderá ser prescrito. 

O ministério está analisando essa possibilidade com seriedade, ouvindo especialistas, para o caso de piora do quadro de infecção doméstica pelo Covid-19. Pode ser uma carta na manga. 

Fontes: NHK, JNN e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!