Um concerto ao vivo realizado em Osaka no mês passado com 100 pessoas no público pode ter sido local de transmissão do novo coronavírus, visto que 3 pessoas que estavam no evento testaram positivo para a infecção, anunciaram autoridades no sábado (29).
Em uma coletiva de imprensa, o governador de Osaka Hirofumi Yoshimura pediu às pessoas que estiveram no concerto que ficassem em alerta para qualquer sintoma da doença.
“Por favor, entre em contato prontamente se você começar a ter sintomas e evite sair a menos que seja necessário”, disse ele.
O concerto ao vivo foi realizado no Osaka Kyobashi Live House Arc no distrito de Miyakojima da cidade em 15 de fevereiro.
Yoshimura disse que ele divulgou o nome do local na esperança de evitar que aglomerados se espalhem, suspeitando que o lugar do concerto se tornou um foco de infecção com tantas pessoas em um local fechado.
Em 29 de fevereiro, oficiais junto aos governos provincial e municipal de Kochi anunciaram que uma enfermeira na faixa dos 30 anos que trabalha em uma clínica ortopédica e participou do concerto ao vivo em Osaka estava infectada com o vírus.
Ela ficou no local no período das 17h30 e 22h sem usar máscara cirúrgica.
Dentre esses no local em 15 de fevereiro também estavam dois homens na faixa dos 40 anos, cujas infecções haviam sido confirmadas em Sapporo no dia 25 e na província de Osaka em 27, respectivamente.
Os homens, que moram na província de Osaka, estavam entre o pessoal trabalhando no concerto. Eles estavam em um outro concerto ao vivo realizado no mesmo local no dia 16.
A esposa e a filha que frequenta a pré-escola do homem cuja infecção foi confirmada em 27 de fevereiro também testaram positivo para o coronavírus, de acordo com oficiais da província de Osaka.
A esposa, na faixa dos 40 anos, trabalha em um hospital em Higashi-Osaka.
O hospital parou de receber pacientes ambulatoriais e fechou uma creche na instalação, além de suspender serviços de cuidados de enfermagem no local no mesmo dia.
Fonte: Asahi