Diretor geral da OMS em coletiva de imprensa (NHK)
A OMS-Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de Covid-19, em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra, Suíça, na quarta-feira (11), estimulando os países a fortalecer as medidas.
Publicidade
“Nas últimas duas semanas o número de pessoas infectadas fora da China aumentou 13 vezes e o número de países triplicou. Nos próximos dias e semanas, o número de pessoas infectadas aumentará. O número de mortes e o número de países com infecções confirmadas devem aumentar ainda mais“, pontuou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
São mais de 118 mil casos em todo o mundo e o número de mortes é de 4.291, explicou.
A OMS esclareceu que a declaração de pandemia não significa uma emergência internacional e sim a descrição da situação.
Tedros afirmou que 81 países não têm casos do novo coronavírus e devem fazer de tudo para evitar que seja importado. “Outros 57 países têm até 10% dos casos e 90% vêm de 4 países, China, Itália, Irã e Coreia do Sul, com o maior número de pessoas infectadas”, explicou.
Solicitou que cada país continue tomando 3 ações importantes:
- Divulgar amplamente os riscos de de infecção e métodos de prevenção
- Identificar e isolar indivíduos infectados, tratar deles e rastrear seus contatos
- Estabelecer um sistema médico e proteger os profissionais de saúde contra infecções
Reação do governo japonês
Um representante do governo disse para a NHK logo depois de assistir à coletiva de imprensa “embora tenhamos reconhecido que a OMS declarou pandemia, isso não muda a situação no país”, afirmando que pretende continuar com as medidas.
Além disso, o governo continuará fazendo o possível para conter a expansão doméstica.
Tedros disse que os países precisam preparar respostas nessa ordem, de detectar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender.
Pandemia
Ainda frisou “pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”.
Quando a epidemia de uma doença infecciosa se espalha para vários países do mundo pode ser classificada como pandemia, uma disseminação a nível mundial entre os continentes.
Fonte: NHK