Koike em pronunciamento na noite de segunda-feira (ANN)
A governadora Yuriko Koike fez um pronunciamento às 21h30 de segunda-feira (6) para solicitar à população isolamento e distanciamento social a partir da declaração de situação de emergência, mantendo 2 metros de distância entre as pessoas.
Publicidade
Também pede para evitar as saídas noturnas e as aglomerações. Ela não restringirá as atividades comerciais, portanto, não faltarão alimentos e nem os artigos de necessidade básica. Pede para não fazer estoque em casa.
Na medida do possível solicita que implemente o home office e evite usar os transportes públicos.
Pediu aos organizadores de eventos que na medida de possível suspendam o que está programado.
Tóquio conseguiu assegurar 1,7 mil leitos, incluindo as instalações destinadas como o hotel Toyoko Inn, para acomodar os pacientes assintomáticos e com sintomas leves. Ou seja, tinha 700 e conseguiu mais mil.
Explicou também sobre as verbas suplementares a serem destinadas às instituições hospitalares, escolas, por um tempo limitado vai oferecer moradias para quem perdeu emprego e que junto perdeu o local para morar.
Para frear a disseminação conta com a colaboração de todos os cidadãos e também dos empresários.
Com população de 14 milhões Tóquio pretende frear a disseminação com a colaboração de cada um e também para preservar toda a cidade. Deixou claro que não se trata de lockdown.
“O pedido é para proteger nossas vidas, proteger nossas famílias, proteger pessoas importantes e proteger a sociedade em que vivemos. Para a infecção ser controlada depende das ações de cada um após a declaração”.
Associação médica sugere 6 semanas
Por outro lado a Associação dos Médicos da Região Metropolitana sugere à população isolamento social de pelo menos 6 semanas para evitar explosão da infecção, para preservação da vida e para assegurar leitos e equipamentos para os pacientes.
Militares americanos com restrição
O Comando do Exército dos EUA no Japão declarou estado de emergência na área de Kanto, na segunda-feira. Os militares e suas famílias em cada base deverão cumprir as restrições de passeios e cuidados de saúde.
Vale para todas as bases e instalações de todas as corporações navais, da marinha, terrestre, marítimo e aérea da região de Kanto, até o próximo mês.
Caso queira assistir ao pronunciamento da governadora veja o vídeo abaixo.