O Japão planeja fornecer gratuitamente o medicamento anti-influenza Avigan a 20 países na esperança de usá-lo para tratar pacientes infectados pelo coronavírus, disse o ministro das relações exteriores Toshimitsu Motegi nesta terça-feira (7).
Os 20 países que receberão o medicamento, o qual no momento está passando por ensaios clínicos no Japão, incluem Bulgária, República Tcheca, Indonésia, Irã, Miyanmar, Arábia Saudita e Turquia, com um adicional de 30 países que mostraram interesse, de acordo com Motegi.
O medicamento, também conhecido como favipiravir, é desenvolvido por uma subsidiária da Fujifilm Holdings.
“Trabalharemos com países interessados para expandir pesquisas clínicas sobre o Avigan internacionalmente”, disse o ministro em uma coletiva de imprensa.
Pesquisadores na Universidade de Wuhan e outras instituições na China disseram que o medicamento foi eficaz no tratamento de pacientes com coronavírus, principalmente para aqueles com sintomas leves.
O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe planeja triplicar o estoque de Avigan para usar no tratamento de 2 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Fonte: Mainichi