Oficiais na província de Yamanashi informaram nesta quarta-feira (1º) que uma bebê de menos de 1 ano testou positivo para o novo coronavírus.
A bebê, que foi internada no Hospital Universitário de Yamanashi na terça-feira (31) está atualmente sob cuidados intensivos com sintomas de pneumonia severa.
Oficiais do ministério da saúde dizem que esse é provavelmente o primeiro caso em que uma criança infectada está em condição grave.
A província está investigando a rota de infecção porque os pais da bebê testaram negativo para o vírus.
A China e outros países reportaram casos de crianças infectadas por coronavírus desenvolvendo sintomas graves, embora não seja tão comum como em idosos.
Um grupo de pesquisa chinês reportou 6 casos de crianças com idades de 1 a 7 anos que desenvolveram sintomas de pneumonia após serem infectadas pelo novo coronavírus em Wuhan no mês de janeiro.
Uma criança foi colocada sob cuidados intensivos, mas todas se recuperaram e deixaram o hospital.
De acordo com Morishima Tsuneo da Universidade Médica de Aichi tem se dito que crianças sofrem somente sintomas leves, mas recentemente houve relatos de crianças no exterior, principalmente menores de 3 anos, em condições graves.
Ele pede às creches, jardins de infância e outras instalações que cuidam de crianças pequenas que tomem medidas de prevenção rigorosas.
Fonte: NHK