Em resposta à falta de álcool para desinfecção devido à disseminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar decidiu permitir o uso, excepcionalmente, de bebida alcoólica com elevado grau, como substituto.
Não são poucas as instituições de bem-estar como as que cuidam dos idosos e também hospitalares que amargam e pedem solução para a falta desse produto tão importante para ajudar na desinfecção.
Por isso, o ministério enviou comunicado a todas essas instituições autorizando o uso de substituto até a situação de fornecimento normalizar.
São poucos os tipos de bebidas que possuem teor alcoólico de 70 a no máximo 83 graus, ideal para a desinfecção, pois abaixo ou acima não tem o efeito desejado. Há fabricantes de vodka que se apressam para produzir mais, com elevado teor. Em geral essa bebida tem de 40 a 50 graus, portanto, não tem efeito desinfectante. Uma das com maior grau alcoólico é a absinto, que pode passar dos 70 graus.
“Esta é uma medida especial, principalmente para eliminar a escassez de desinfetantes em instituições médicas, e esperamos que as famílias do país continuem lavando as mãos“, esclareceu.
Fontes: NHK e NNN