Quando o trabalhador testar positivo com o novo coronavírus e tiver que se afastar para o tratamento poderá receber o subsídio de doença e lesão, chamado de shobyo teatekin (傷病手当金) em japonês.
Ele paga o tratamento quando o trabalhador inscrito no seguro saúde — shakai hoken ou kokumin kenko hoken — ficar afastado por 4 dias ou mais.
Obviamente, é aplicado nos casos da infecção pelo novo coronavírus, que necessite de internação e mesmo que seja assintomático ou com sintoma leve, se tratando em casa.
No entanto, isso não se aplica se tiver que tirar uma licença devido à prevenção à infecção de outra pessoa no trabalho.
Para se aplicar ao recebimento desse subsídio, em geral, deve ser feito pela empresa onde trabalha. Ou, pode entrar em contato com a instituição indicada na carteira do seguro saúde.
O valor a receber tem um cálculo proporcional ao salário recebido (sem as horas extras). Soma-se o número de dias internado ou em tratamento para o cálculo do valor, o qual é multiplicado por ⅔. Portanto, não é integral, mas ajuda.
Fontes: NHK e Associação Kenpo