Autoridades em uma área costeira espanhola pediram desculpas após jogarem alvejante em uma praia na tentativa de proteger as crianças do coronavírus.
Zahara de los Atunes, perto de Cadiz, usou tratores para jogar uma solução de alvejante em mais de 2Km de trecho de praia antes da Espanha permitir que as crianças saíssem do lockdown pela primeira vez.
Ambientalistas dizem que a medida causou “dano brutal” ao ecossistema local.
A Espanha vem sendo seriamente afetada pelo coronavírus, com mais de 23 mil mortes.
Ela anunciou recentemente um plano de 4 fases para retirar suas medidas rigorosas de lockdown e retornar à “nova normalidade” até o fim de junho.
María Dolores Iglesias, que lidera um grupo ambiental voluntário na região de Cadiz, disse que ela havia visitado a praia em Zahara de los Atunes e visto o dano com seus próprios olhos.
Ela disse que o alvejante “matou tudo que estava na areia, nada é visto, nem mesmo insetos”.
A praia e suas dunas são locais de reprodução e aninhamento para pássaros migratórios e Iglesias disse que havia pelo menos um ninho com ovos destruído pelos tratores.
“O alvejante é usado como um desinfetante muito forte, é lógico ele ser usado para desinfetar ruas e asfalto, mas aqui o dano foi brutal”, disse ela à mídia espanhola.
O oficial local Agustín Conejo admitiu que foi uma “medida errada”.
“Admito que foi um erro, mas foi feito com a melhor intenção”, disse ele.
Conejo disse que eles estavam querendo proteger as crianças que vêm para ver o mar após seis semanas em confinamento.
O governo regional andaluz está agora considerando multar a autoridade local por sua ação, noticiou o jornal El País.
O Greenpeace na Espanha fez uma comparação com as declarações controversas feitas pelo presidente dos EUA Donald Trump, o qual sugeriu que injetar desinfetante nos pacientes poderia ajudar a tratar o coronavírus.
Fumigar con lejía playas en plena época de cría de aves o de desarrollo de la red de invertebrados que sustentarán la pesca costera y destrozar el valor turístico del litoral, no es una de las ideas de Trump. Está ocurriendo en Zahara de los Atunes 👇https://t.co/afCFLg1sVG
— Greenpeace España (@greenpeace_esp) April 27, 2020
Fonte: BBC