A doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus provou ser 10 vezes mais letal do que o surto de gripe suína, ou H1N1, que se espalhou pelo mundo há uma década, confirmou a Organização Mundial da Saúde – OMS na segunda-feira (13).
A pandemia de H1N1, que se alastrou entre janeiro de 2009 e agosto de 2010, viu mais de 1,6 milhão de casos confirmados, resultando nas mortes confirmadas de 18.449 pessoas.
Agora o chefe da OMS Tedro Adhannom Gebreyesus alertou que a pandemia de coronavírus atualmente assolando o planeta ultrapassou em 10 vezes as fatalidades causadas pela cepa H1N1.
Isso ocorre quando o conselho de saúde das Nações Unidas pede aos governos que flexibilizem restrições lentamente, visto que nações como Dinamarca, EUA e Espanha agem para reabrir suas sociedades.
“Podemos dizer apenas o que sabemos, e só podemos agir sobre o que sabemos”, disse ele. “Evidências de vários países estão nos oferecendo uma imagem mais clara sobre esse vírus, como ele se comporta, como detê-lo e como tratá-lo”.
“Sabemos que em alguns países casos estão dobrando a cada 3 ou 4 dias. Entretanto, enquanto a Covid-19 acelera muito rápido ela desacelera muito mais lentamente”.
“Em outras palavras, o caminho para baixo é muito mais lento do que o para cima. Isso significa que medidas devem ser retiradas lentamente e com controle. Não pode ser tudo de uma vez”.
Independentemente dos esforços colocados em curso, a OMS reconheceu “por fim que o desenvolvimento e entrega de uma vacina segura e eficaz serão necessários para deter a transmissão completamente”.
Acredita-se que uma vacina esteja pronta daqui pelo menos 12 a 18 meses.
Fonte: France 24