Covid-19: hidroxicloroquina pode aumentar o risco de morte

Atualmente não há tratamentos ou vacinas aprovadas especificamente para o novo coronavírus.

Uma caixa de comprimidos de hidroxicloroquina (ilustrativa/PM)

Um antigo medicamento para malária, promovido pelo presidente Donald Trump como um “divisor de águas” na luta contra o coronavírus, não ofereceu nenhum benefício e potencialmente elevou o risco de morte para pacientes em hospitais veteranos nos EUA, de acordo com uma análise que foi apresentada para revisão de especialistas.

Publicidade

Atualmente não há tratamentos ou vacinas aprovadas especificamente para o novo coronavírus.

Mas o hidroxicloroquina de décadas vem sendo amplamente usado em uma tentativa de alterar o curso da doença respiratória Covid-19 baseado em relatos anedóticos de que ele pode oferecer algum benefício.

Uma análise de dados da Veterans Health Administration descobriu que 28% de 97 pacientes que receberam hidroxicloroquina juntamente com cuidado padrão, morreram, comparado com uma taxa de morte de 11% para os 158 pacientes que não receberam o medicamento. A taxa de morte foi de 22% para 113 pacientes que receberam hidroxicloroquina mais o antibiótico azitromicina.

A pesquisa, que ainda não foi aceita para publicação em um jornal médico, não é resultado de um ensaio clínico. Ela analisou registros médicos de 368 homens hospitalizados com infecções por Covid-19 confirmadas em centros de Assuntos Veteranos que morreram ou receberam alta de hospitais até 11 de abril, de acordo com documento postado online por pesquisadores.

A grande ameaça representada pelo novo coronavírus encorajou o compartilhamento de “preprints” – a prática de pesquisadores de postar suas descobertas antes de verificações externas, análise ou validação – da comunidade científica.

Após levar em consideração as características individuais de pacientes, pesquisadores calcularam que o risco de morte era mais que o dobro naqueles que receberam o hidroxicloroquina.

O hidroxicloroquina também pareceu não ter impacto na necessidade de um paciente por suporte para respiração. Taxas de ventilação mecânica foram de 13% para aqueles que receberam o medicamento contra 14% dos que receberam apenas terapia de apoio. Para aqueles que receberam o medicamento para malária e o antibiótico, somente 7% precisaram de auxílio para respirar.

Embora ainda não haja evidência científica de que o hidroxicloroquina é eficaz contra a Covid-19, médicos disseram que eles estão em geral familiarizados com o uso do medicamento acessível, que também vem sendo usado para tratar lúpus e artrite reumatoide.

Mas isso pode estar começando a mudar. “Algumas publicações na semana passada ou duas colocaram dúvidas sobre se o hidroxicloroquina é benéfico”, disse o Dr. Jeremy Falk, especialista pulmonar no Centro Médico Cedars-Sinais em Los Angeles, que não estava envolvido no estudo VA.

Vários ensaios aleatórios estão em curso nos Estados Unidos e em outros lugares, visando responder à questão sobre se o medicamento tem um papel a representar na pandemia que infectou mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo e levou a vida de mais de 176 mil.

Fonte: Japan Times, Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Saiba o que é e como obter o benefício para assegurar a moradia, no caso do aluguel atrasado

Publicado em 22 de abril de 2020, em Auxílios e subsídios

O Japão tem um outro benefício, o de assegurar a moradia caso esteja com o pagamento do aluguel em atraso. Veja como funciona e onde requisitar.

Hinode Danchi, em Utsunomiya (Wikipedia)

Chamado de 住居確保給付金, lê-se jukyo kakuho kyufukin, o benefício para assegurar a habitação, na tradução livre, pode ser obtido caso esteja com aluguel em atraso, com condições.

Publicidade

Faz parte do Sistema de Apoio à Independência dos Indivíduos e diante dos efeitos da disseminação do novo coronavírus o MHLW -Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou as prefeituras, na segunda-feira (20), para iniciarem a abertura das consultas para as pessoas que estão passando por dificuldades. 

Como funciona esse benefício do aluguel

Por se tratar de benefício, o beneficiário não precisa devolver a quantia cedida pelo governo para o pagamento do aluguel, tendo como base 3 meses, podendo estender até 9.

Mas tem condições pois foi criado para socorrer os trabalhadores que perderam o emprego. Até março havia um limite de idade até 65 anos, mas foi abolido pois cada vez mais os idosos continuam trabalhando.

Verifique se enquadra

Em meio a essa disseminação muitas pessoas perderam o emprego, tiveram contrato não renovado ou estão fazendo jornada bem reduzida, portanto, com queda de renda. Serve também para os freelancers que deixaram de trabalhar por cancelamento dos projetos.

Outro fator a ser analisado é a atual renda da família. No caso de Tóquio, como exemplo, se a renda é de 138 mil para solteiro, 194 mil para 2 pessoas ou 241 mil ienes para família de 3, e os valores do aluguel mensal são de até 53.700, 64 mil e 69.800, respectivamente. De acordo com a cidade esses valores podem mudar.

Outros quesitos a serem avaliados são: antes dessa situação conseguia manter a família com renda estável e também se já foi ao Hello Work para procurar emprego, seja de período integral ou para cobrir os dias que fica parado pela redução.

Onde ir 

Caso se enquadre em todos esses pontos poderá ser considerado beneficiário.

Pegue o comprovante de que esteve na Hello Work procurando emprego, junte as faturas dos aluguéis, últimos contracheques e vá até o Órgão de Apoio à Independência do Indivíduo (自立相談支援機関, lê-se jiritsu soudan shien kikan) na prefeitura ou subprefeitura onde reside.

Caso não tenha esse órgão pode procurar pela Seção de Bem-Estar (福祉事務所, lê-se fukushi jimusho).

Para encontrar um mais próximo, toque aqui para abrir um arquivo em PDF, com lista em japonês, divulgado pelo governo.

Compartilhe esta informação com quem está precisando e #FiqueEmCasa nesse período de quarentena.

Fontes: MHLW, Asahi e Toyo Keizai 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!