O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão informou na segunda-feira (13) o número de mortes e de pacientes em estado grave, de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, por faixa etária.
Embora a grande maioria dos pacientes em estado grave e mortes seja na faixa etária acima dos 60, chegando a quase 80%, há também de pessoas adultas jovens.
Até domingo (12) foram analisados os 237 casos de gravidade. Desses, 102 pacientes perderam a vida em consequência de enfermidade causada pela Covid-19. E 135 são pessoas em tratamento intensivo.
Os números mostram que a ideia de que o novo coronavírus infecta a população com idade mais avançada é errônea.
Sabe-se que a faixa etária entre 20 a 50 está mais suscetível por ser economicamente ativa e, portanto, fica mais tempo em locais onde correm o risco de contágio. No Japão, como em outros países, pessoas com idade na faixa dos 10 e abaixo também foram alvo da infecção.
Embora o número de casos letais seja pequeno, menos de 2%, é preciso tomar cuidado.
Evitar locais com aglomeração e mal ventilados, bem como usar máscara, lavar bem as mãos com sabonete e procurar manter o distanciamento social são muito importantes. Nas províncias onde se pede isolamento social, se não precisar sair com urgência, convém seguir a recomendação.
Veja o quadro com os dados até domingo.
Fontes: Mainichi, Nikkei e NHK